E é isto...

É pena que não existam (e dificilmente existirão) em Portugal múltiplos projectos com enfoque na verdadeira critica e na análise real de qualquer coisa, de modo a fomentar, de facto e efectivamente, a competição e a livre escolha. Que proporcionassem o incremento de verdadeiras correntes de opinião e de pensamento, em que o contraditório fosse considerado como algo natural. Que ajudasse a montar ou desmontar as mais variadas teses.
A diversidade e o confronto de ideias são (ou deviam) ser condições essenciais para que uma sociedade evolua de forma saudável, solta de todo e qualquer constrangimento, onde não houvesse receio em pensar de forma diferente. De querer este ou aquele caminho. A escolha, quando acontece, leva-nos na maior parte das vezes ao isolamento, ao ostracismo, à troça colectiva.


A malta acaba por encolher-se a dada altura, amochando a cabeça junta à relva, encostados a um centro, sem nos desviarmos um só milímetro do carreiro do rebanho. Levantamo-la, apenas, para a fotografia. E assim continuamos amontoados, sem dizer coisa de jeito. Se espirrarmos um pouco mais alto, olham de lado para nós. Fomos mal educados.

Comentários

JSP disse…
quando houver mercado para um projecto desses, ele há-de aparecer.
já agora, lá fora, onde estão?