sábado, Janeiro 12, 2013

Ele há vinhos vs Ele há cada comentário

Há passagens, afirmações, tiradas que são representativas dos mais diversos comportamentos enófilos (palavra chique). José Bento dos Santos na secção a Palavra do Gourmet in Revista de Vinhos, Dezembro de 2012, brindam-nos com umas tiradas bem assertivas e que reflectem como água cristalina o comportamento e comentários dos mais afamados especialistas de algibeira. Aconselho, deste modo, a sua leitura, procurando o melhor barrete para enfiar na cabeça.
Eu gosto particularmente desta passagem que passo a citar: "Há quem leia tudo e tenha uma verbalização espectacular (verborreia) sobre todo e qualquer vinho que bebe, baseado apenas em conhecimento teóricos". Eu acrescentaria mais um pouco: "conhecimento baseado em apenas umas gotinhas de um determinado vinho, provado num qualquer evento ou encontro."


Também interessante é a caracterização daqueles, segundo Bento dos Santos, que "gostam de analisar, dissecar qual panóplia de aromas que um vinho exala, se a madeira está bem casada, separada ou divorciada, se os "caudalies" são diminutivos ou gigantescos". Parece-me que estes são aspirantes a profissionais, tais aprendizes de RP ou JPM, dependendo das aspirações de cada um.
E se tivesse que escolher alguma caricatura, por certo inclinar-me-ia para qualquer coisa sem sentido. Alguma coisa relacionada com a loucura, sem sentido, sem coerência e profundamente ridícula.

4 comentários:

Flavio Henrique Silva disse...

Excelente!

abs,Flavio

Pingus Vinicus disse...

Obrigado pelas palavras gentis.

Um abraço

Kroniketas disse...

Bem, eu há muitos anos, praticamente desde que escrevo no blog, que estranho a profusão de aromas que todo e qualquer escriba ou provador encontra em qualquer vinho... Mas isto se calhar sou eu, se calhar eu é que não entendo nada disto e não encontro aroma a couves, raspas de chocolate branco, casca de pêssego branco, chutney, apara de lápis ou mala de senhora...

Pingus Vinicus disse...

Kronikas apreciei essa da "mala de senhora"