Ele há vinhos vs Ele há cada comentário

Há passagens, afirmações, tiradas que são representativas dos mais diversos comportamentos enófilos (palavra chique). José Bento dos Santos na secção a Palavra do Gourmet in Revista de Vinhos, Dezembro de 2012, brindam-nos com umas tiradas bem assertivas e que reflectem como água cristalina o comportamento e comentários dos mais afamados especialistas de algibeira. Aconselho, deste modo, a sua leitura, procurando o melhor barrete para enfiar na cabeça.
Eu gosto particularmente desta passagem que passo a citar: "Há quem leia tudo e tenha uma verbalização espectacular (verborreia) sobre todo e qualquer vinho que bebe, baseado apenas em conhecimento teóricos". Eu acrescentaria mais um pouco: "conhecimento baseado em apenas umas gotinhas de um determinado vinho, provado num qualquer evento ou encontro."


Também interessante é a caracterização daqueles, segundo Bento dos Santos, que "gostam de analisar, dissecar qual panóplia de aromas que um vinho exala, se a madeira está bem casada, separada ou divorciada, se os "caudalies" são diminutivos ou gigantescos". Parece-me que estes são aspirantes a profissionais, tais aprendizes de RP ou JPM, dependendo das aspirações de cada um.
E se tivesse que escolher alguma caricatura, por certo inclinar-me-ia para qualquer coisa sem sentido. Alguma coisa relacionada com a loucura, sem sentido, sem coerência e profundamente ridícula.

Comentários

Excelente!

abs,Flavio
Pingus Vinicus disse…
Obrigado pelas palavras gentis.

Um abraço
Kroniketas disse…
Bem, eu há muitos anos, praticamente desde que escrevo no blog, que estranho a profusão de aromas que todo e qualquer escriba ou provador encontra em qualquer vinho... Mas isto se calhar sou eu, se calhar eu é que não entendo nada disto e não encontro aroma a couves, raspas de chocolate branco, casca de pêssego branco, chutney, apara de lápis ou mala de senhora...
Pingus Vinicus disse…
Kronikas apreciei essa da "mala de senhora"