Companhia das Lezírias, a Austrália aqui tão perto!

O título poderá estar coberto de exageros (como quase tudo que escrevo). Estará provavelmente encharcado de ideias erróneas. De qualquer maneira, e independentemente disso, ao provar meia dúzia de vinhos da Companhia das Lezírias fiquei com a ideia que a Austrália tinha chegado até à minha porta. Vinhos gulosos, limpos, ideais para consumir descontraidamente, cheios de tiques internacionais (chocolate, fruta, especiaria, tabaco) vendidos a preços, aparentemente, cordatos. Não estou a contar com o Reserva. Esse parece-me deslocado do resto da trupe e não merece que se pague por ele entre 25€ a 30€.
Dessa meia dúzia destaco dois. Preço de loja: 10€.

Companhia das Lezírias (Regional Ribatejano) Cabernet Sauvignon 2005, comprado com olhar de desconfiado, com medo de ver saltar da garrafa uma horda de pimentos assados a pedirem por sardinhas. Felizmente, nada disso. Recorte moderno, muito apelativo e sem (aparentes) arestas. Aromas e sabores gulosos. Fruta, madeira, alguma especiaria. Bem misturados. Os taninos e acidez estavam na dose certa. Estruturavam o vinho.
Um tinto que vai escorrendo pela goela abaixo sem quase se dar por isso. Serviu e cumpriu plenamente. Fiquei, francamente, agradado com ele. Nota Pessoal: 15,5
Companhia das Lezíras (Regional Tejo) Touriga Nacional 2008. Violeta (ou outra coisa qualquer) a rodos. Muito perfumado no ataque inicial. Estilo jovem e para jovens. Espesso no copo. Gordo. Notava-se a fruta babada pelo chocolate, o caramelo, a baunilha. Se não tivesse visto o rótulo apostaria (e fortemente) que este vinho não era luso.
Para ser servido em momentos light e destinado a pessoas que apreciam exuberâncias desmedidas.
E eu, volta na volta, tenho dias que gosto destas coisas. Malditas contradições. Nota Pessoal: 15

Em jeito de remate, acrescento a esta dupla o Companhia das Lezírias Branco de 2008 (3.70€) que revelou arcaboiço para se tornar numa boa RQP. Parte do lote passa por cascos de carvalho.

Post Scriptum: Achei curioso a existência de um Espumante de Verdelho (7.50€).

Comentários

Chapim disse…
Grande Pingas,
não podia deixar de passar por aqui para deixar um abraço de feliz aniversário

Boas provas!
Chapim
Pingas no Copo disse…
Chapim, obrigado e forte abraço para ti.

Rui