quinta-feira, Julho 16, 2009

Conventual (Alentejo) Branco Reserva 2007

Apresentou-se com discretas sensações petroladas. Durante alguns minutos, os cheiros a combustível e cabeça de fósforo tentaram dominar o que ia saindo do copo. Foi aliviando através de uns quantos fardos de erva. Fresca e seca. Era curiosa a associação entre os dois estados de maturação da erva. Não havia, aparentemente, predomínio de nenhum deles. Manteve-se, assim, um bom bocado. É sabido, pela minha trupe, a tendência (que tenho) para apreciar aromas secos e vegetais.
Ao longo da prova surgiram, por todo o lado, aromas a fruta ácida, de aspecto verde. Temperada por um pouco de hortelã e refrescada, ainda mais, por cheiros a pedra molhada e perfumada por um imaginativo toque floral que fazia lembrar flores rasteiras.
O pior (para mim) surgiu na fase terminal. Assomou-se um perigoso conjunto de odores a melaço e a polpa de fruta madura, que tentavam incomodar. Apesar de ter ficado um pouco mais pesado, conseguiu não perder aquele ar vegetal que tinha.
Na boca, os sabores revelaram-se cordatos, amparados por uma acidez bem integrada, dando ao vinho um ar mais crocante. Trincavam-se pedaços de maçã, pêra e escorria lima e limão.
Um branco (Arinto, Fernão Pires e Roupeiro) ponderado, com uma boa dose de austeridade, e com um bom nível de complexidade. Permite que seja bebido sem qualquer tédio. Resta, agora, esperar pela Colheita de 2008. Nota Pessoal: 15

Post Scriptum: Vinho enviado pelo Produtor.

5 comentários:

Copo de 3 disse...

Estou de acordo com quase tudo, só não lhe topei as querosenes mas devia ser do copo.

Abraço e vive la resistence.

Pingus Vinicus disse...

Viva companheiro. De facto detectei presença das querosenes. Mas já sabes que eu costumo inventar sempre quando falo de um vinho. Esta imaginação :)

PS- A presença da "querosene" foi mais visível na segunda garrafa.

Tat Vegi disse...

Meu nome é Tatiana Vegi e tenho um site feminino de Dicas para o sucesso das Mulheres, a Sintaliga (http://www.sintaliga.com.br ).

Temos um espaço especial para divulgarmos Blogs de interesses Femininos, a nossa lista já tem mais de 450 Blogs cadastrados.
Gostaria de convidá-la(o) para divulgar o seu Blog na Sintaliga.

Para entrar na lista de Blogs Femininos da Sintaliga é super simples.

Basta fazer o seu cadastro http://www.sintaliga.com.br/dicas-para-mulheres_cadastre-se depois fazer o seu login (e-mail+senha) e então acessar o link ‘Divulgue seu Blog” http://www.sintaliga.com.br/dicas-para-mulheres_divulgar-blog preencha as informações e clique em Salvar. Pronto! Seu Blog já estará Sintaligado.

Será uma honra poder contar com o seu Blog na nossa lista de Blogs Femininos.

Beijos e Obrigada

Tat Vegi
sintaliga@sintaliga.com.br
www.sintaliga.com.br/dicas-para-mulheres

Raul e Joel Carvalho disse...

Um blog feminino?!?

Humm... Não estou a ver o que o vinho tem haver com um site feminino?

Abraços Pingus

Joel Carvalho disse...

Desculpa vir comentar outraves. Mas este coment do blog com dicas para mulheres...hahahaha.

Eu aconselho-te a visitares o blog desta querida e atenciosa senhora...

Abraços,
Joel Carvalho