Pegões Chardonnay & Arinto 2007


Antes de largar isto, antes de deixar-vos em paz durante uns largos dias, deixo aqui umas breves notas sobre um branco.
Um branco, tal como este, é o resultado de uma mistura entre o chardonnay e o arinto. O outro veio da Bairrada, este daqui perto, das areias de Pegões.

Os cheiros revelaram (algum) peso, com a fruta madura a comportar-se como a chave mestra. Manga, ananás em calda, pêra em calda, toranja (acho que é a primeira vez que falo desta fruta) e laranja (na vertente: casca caramelizada) e mais o resto faziam as honras da casa. Por entre este batido, percebia-se que boiavam por lá umas gotas de lima e limão. Esforçavam-se para que a coisa ficasse mais leve, mais arejada, menos doce, menos impositiva. A madeira (na colheita de 2007 esteve sujeito a três meses de estágio em barricas de carvalho francês e americano) reforçou o estilo, aumentando a doçura, fornecendo-lhe frutos secos e (muito) mel. Pareceu-me evidente (talvez em demasia), para o tempo de estágio que teve.

Na boca, percebia-se mais uma vez, que era um vinho robusto (pesado), com a fruta madura e a madeira a marcarem (e muito) a sua maneira de estar. A acidez parecia estar num registo algo baixo. O final era marcado pelo caramelo, pela amêndoa, pela avelã, pelo mel.

Em jeito de encerramento, é mais indicado para a meia estação. Não é, decididamente, um branco para o calor. Se não existir cuidado com a temperatura, arrisca-se a ser excessivamente enjoativo.
Tem
um estilo que não aprecio e por isso tentei (a muito custo) não ligar a esse pormenor. Está bem feito e será, certamente, do agrado de muitos consumidores. Nota Pessoal: 14

Epílogo

Agora que está feito, até um dia destes. Fiquem bem e boas férias. Voltarei assim que der vontade, assim que apetecer. Até lá, gozem a minha ausência, aliviem os olhos do sofrimento que vos imponho por estas bandas. Aproveitem.

Comentários

JSP disse…
Oh, qual sofrimento! Pelo contrário, é sempre bom entrar aqui e ver algo novo!

E boas férias, pois então!
Pedro Sousa P.T. disse…
"Adeus ó vai-te embora!!!" :)
Era só uma piada. Boas férias, e já que estás numa destas... Bons brancos.
Abraço.
Luis Prata disse…
Boas Férias ;)
Anónimo disse…
Boas férias e boas pingas.
Volte em força que os meus olhos aguentam. ehehe